Câmara aprova homenagens propostas por Deda Ventura e Tico França
A Câmara Municipal de Paulista aprovou, em sessão ordinária, dois projetos de lei que dão nome de personalidades marcantes da história local a ruas do município. As iniciativas têm o objetivo de preservar a memória de cidadãos que contribuíram para o desenvolvimento da comunidade paulistense.
O Projeto de Lei nº 0005/2025, de autoria do vereador José Pedro Dantas de Oliveira, o Deda Ventura (PSB), denomina uma via projetada no Bairro Cromácio Wanderley de Rua José Pereira da Silva, em homenagem ao popular Senhor “Zé Raimundo”. Segundo o autor, o homenageado foi “um cidadão simples, de vida honrada, que sempre demonstrou amor por sua terra natal”. A rua está situada entre as vias Avelino Laurentino da Silva, Vicente de França, Francisco Ferreira dos Santos e Julião Alves Ferreira.
Já o Projeto de Lei nº 0004/2025, apresentado pelo presidente da Casa, Francisco Ferreira de França, o Tico França (PL), dá o nome de Rua Francisco Gomes Sobrinho à atual Rua Projetada 08, também no Bairro Cromácio Wanderley. O homenageado, conhecido como Chico Né, foi comerciante, líder comunitário e vereador por quatro mandatos consecutivos, além de ter exercido a presidência da Câmara Municipal. Nascido em 1922, no Sítio Pé da Serra, Chico Né ficou conhecido pela generosidade e apoio às famílias mais humildes, chegando a fornecer alimentos e materiais fiados em sua pequena bodega no centro da cidade. Faleceu em 2013, deixando um legado de simplicidade e compromisso social.
As leis determinam que a Prefeitura de Paulista será responsável pela instalação das placas de identificação e comunicação oficial da denominação das vias aos órgãos competentes. As despesas decorrentes serão custeadas por dotação orçamentária própria. As normas entram em vigor após sanção do prefeito e publicação no Diário Oficial.