Câmara de Paulista aprova projetos que valorizam mães atípicas e ampliam atenção a pessoas com doenças raras
A Câmara Municipal de Paulista, no Sertão paraibano, aprovou por unanimidade, na sessão ordinária desta terça-feira (19), dois projetos de lei de autoria do presidente da Casa, vereador Francisco Ferreira de França, o Tico França (PL). As matérias têm como objetivo valorizar o papel das mães atípicas e ampliar a conscientização sobre doenças especiais e raras.
O primeiro projeto institui o Dia da Mãe Atípica, a ser comemorado anualmente no último sábado do mês de maio. A data busca reconhecer e homenagear mulheres que dedicam suas vidas ao cuidado de filhos com deficiências, síndromes, transtornos ou condições de saúde atípicas, além de promover reflexão e mobilização em prol de políticas públicas inclusivas e de apoio às famílias.
Já o segundo projeto cria o Dia Municipal de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Especiais ou Raras, celebrado anualmente no terceiro sábado de maio. A iniciativa visa informar e conscientizar a população sobre as patologias incapacitantes, seus sintomas e impactos sociais, além de estimular políticas públicas voltadas à saúde, acessibilidade e qualidade de vida dos pacientes e familiares.
De acordo com Tico França, as propostas têm caráter educativo, inclusivo e social, fortalecendo a luta por reconhecimento, respeito e dignidade. Durante as comemorações, poderão ser promovidas campanhas, palestras, seminários, eventos culturais e esportivos com foco na inclusão.
As matérias seguem agora para sanção do Poder Executivo Municipal.